A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Emprego e Relação de Trabalho (Semdert), pretende implantar no município a Incubadora de Modelagem, Corte e Costura. Inicialmente funcionando como um projeto piloto, a iniciativa pretende dar condições de geração de renda aos profissionais da área.
A incubadora é voltada, principalmente, aos estudantes dos cursos de corte e costura oferecidos pela Prefeitura, ou àqueles que finalizaram a capacitação a menos de 18 meses. O espaço utilizado para a incubadora é o mesmo onde ocorrem as aulas, sendo vetada a utilização das máquinas durante a capacitação.
A intenção da Prefeitura, com o projeto, é criar meios para que essas pessoas desenvolvam suas habilidades e adquiram experiência para conseguir entrar no mercado e abrir seu próprio negócio. O lucro obtido com os trabalhos é do incubado.
“Eles se utilizarão do espaço para prestar serviços a empresas de confecção. Nosso intuito é que o projeto seja um intermediador, para que o profissional consiga entrar no mercado de trabalho a custo baixo e com apoio da Prefeitura, sem ter que investir para se equipar. Ao mesmo tempo, pretendemos que as empresas de confecções do município não tenham que buscar esses serviços em cidades vizinhas, como atualmente”, explica o secretário de Desenvolvimento, Fabio Rinaldi Manzano.
Os incubados terão 30 máquinas de costura à disposição, alocadas em barracão da Prefeitura situado na rua São Paulo e no Programa Caic Jovem, onde ocorrem as aulas. Para a utilização, será necessário recolher uma taxa, que varia de 2 a 50 UFRCs, de acordo com a quantidade de horas trabalhadas, e atender aos critérios previstos no Decreto nº 7.530, de 2018, que cria a incubadora.
O agendamento para uso da máquina de costura deve ser feito com antecedência mínima de sete dias, com apresentação do comprovante de recolhimento da taxa, atestado de capacidade e aptidão, comprovante de inscrição como MEI – Microempreendedor Individual e assinatura do termo de responsabilidade pela guarda e conservação dos equipamentos.
Os materiais utilizados nos trabalhos, bem como a reposição de agulhas ou mesmo outras peças avariadas nos equipamentos, serão por conta do incubado. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (17) 3531-9150.
Fonte: Assessoria/Prefeitura